Aproveitar a energia do solstício de verão

solsticio2

É um fenómeno astronómico mas também um momento místico muito relevante. O solstício de verão marca o início desta estação e vive-se o maior dia do ano. Altura propícia para que cada um nós coloque a intenção de trazer um pouco dessa luz para iluminar o caminho. E trazer abundância à nossa vida.

Desde a antiguidade que os povos atribuem ao Sol um poder mágico e terapêutico. Não é, pois, de estranhar que o solstício de verão – o maior dia do ano, em que há mais horas de luz solar – seja um dos momentos mais importantes e aguardados para celebrações e evocações. Em regra, estes festejos assinalam o “casamento” entre o Sol e a Terra, razão por que nesta altura se exulta o amadurecimento das plantações (promovido pelo Sol no verão)  e a fertilidade e abundância dos campos, levando posteriormente às colheitas de outono. Tradicionalmente, nesta época os agricultores davam graças pelo verão, pelas culturas e frutas maduras.

Não será também por acaso que à celebração de Santo António – falecido a 13 de junho de 1231 – tenha sido associada a crença, entre outras, de que este seria um “santo casamenteiro”, isto é, um “ajudante” em matéria de amor, união e fertilidade.

É também comum que ao Sol desta época se associem festejos relacionados com o fogo. Sabe-se que os rituais celtas praticados nesta altura do ano tinham o fogo como elemento predominante, da mesma maneira que a celebração do São João está tradicionalmente relacionada com portentosas fogueiras.

 

Aproveitar a energia da natureza

Embora vivamos numa sociedade cada vez mais distante dos ritmos da natureza, podemos fazer o exercício de estar atentos à energia que muda a cada estação. E aproveitá-la de forma a incorporarmos na nossa vida as “lições” que nos ensina. Assim, o início do verão é o momento ideal para colocarmos a intenção de abundância para as nossas vidas. É também altura de analisarmos os nossos objetivos e passarmos em revista as metas que estabelecemos há cerca de seis meses, noutro momento “especial” e de viragem – a passagem de ano. Vamos, então, fazer o balanço e colocar algumas questões:

-Em que momento estou no que diz respeito aos objetivos que estabaleci para este ano?

-O que fiz para alcançar as minhas metas?

-O que me falta fazer?

-Os objetivos que estão por atingir mantêm-se? Continuam a fazer sentido na minha vida?

-Devo incluir novos objetivos? Se sim, quais?

 

Depois de nos fazermos estas questões, vamos aproveitar a oportunidade – e o impulso que nos é dado pela energia do Sol – para nos voltarmos a centrar e perseguir os nossos intentos, fazendo as mudanças necessárias para tal.

 

Solstício de verão e Reiki

A prática de Reiki é muito simples, de tal maneira que tem a capacidade de se adaptar à nossa vida, ao que somos e ao que pretendemos, desde que o Bem Maior esteja na base. Assim, também podemos recorrer à energia Reiki neste dia de solstício:

-Liguem-se à energia Reiki como fazem habitualmente, colocando as mãos em gassho.

-Coloquem como intenção a seguinte afirmação, cientes do solstício de verão: “Que o Sol do Reiki desperte a minha luz interior”.

-Imaginem a luz do Reiki – em forma de Sol grande e brilhante – a entrar no chacra da coroa. Com a inspiração, tragam esse Sol cheio de energia e levem-no a todos os chacras, visualizando-os a ficar progressivamente brilhantes e plenos de Reiki. Não descurem nenhum centro energético e reforcem particularmente o plexo solar (responsável pela afirmação do Eu”) e o esplénico (o chacra dos objetivos de vida e da criatividade).

-A terminar, visualizem o chacra cardíaco iluminado e em equilíbrio e repitam, em jeito de mantra: “Que o Sol do Reiki desperte a minha luz interior.”

-Agradeçam com as mãos em gassho.

 

Desejo-vos um verão iluminado e muito fértil. _/|\_

Sobre o autor:

Terapeuta e mestre de Reiki, concilia com a atividade de jornalista e produtora de conteúdos. Elemento dos Órgãos Sociais da Associação Portuguesa de Reiki nos biénios 2012-2014 e 2014-2016

Andreia Vieira – que escreveu artigos no BeYou Reiki.

Email

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *